quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

VISITA AO SAAE DE COSTA RICA

Escola Municipal Profº Adenocre Alexandre de Moraes
Diretora: Estela Mara de Andrade
Coordenadoras: Flaviane de Fátima Guimarães e Mara Silvia Paes Barbosa
Professora: Roseni dos Santos Silva
Aluno do 3º ano “B” do Ensino Fundamental

RELATÓRIO SOBRE A VISITA FEITA AO S.A.A.E
No dia 21 de outubro de 2.011 os alunos do 3º Ano “B” da Escola Municipal Profº Adenocre Alexandre de Morais, realizamos uma visita ao S.A.A.E para conhecer o processo de tratamento da água. Fomos recebidos pelo bioquímico Leandro Bortolazzi que nos concedeu uma entrevista esclarecendo dúvidas e orientando-nos sobre a importância de se economizar água, porque ela pode acabar um dia, e já existe lugar em que as pessoas precisam comprar este líquido tão precioso que é a água.
O bioquímico nos disse que a água que vem para o S.A.A.E está em poços com profundidade entre 100 a 150 metros, onde ele faz o tratamento e é desses poços que a água é distribuída á população através da rede de distribuição.
No laboratório de controle de qualidade são realizados diversas análises físico-químicas e microbiológicas através de diversos parelhos como Phametro, Espectrofotômetro, Banho-Maria e Digestor. Esses são os procedimentos que o bioquímico utiliza para garantir que a água que chega a nossas residências esteja 100% potável.
Em nosso município há 15 poços e 6 reservatórios para atender a população, ele nos informou também que há 100% de rede de água e aproximadamente 35% de rede de esgoto na cidade, e isso faz com que o município seja um dos mais adiantados em proporção aos demais municípios do estado. No entanto, ainda há famílias que preferem furar poços por conta própria, mas é bom lembrar que essa água não é tratada e pode trazer sérios problemas para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário